Sobre nós

A ESPMEL é uma marca registada portuguesa, que iniciou a sua atividade em 2017, produzindo mel de rosmaninho, medronheiro e multifloral de alta qualidade e de confiança. Porém, há várias décadas que o fabrico de mel, para consumo próprio, tem sido uma atividade tradicional no seio familiar, o que permite dominar técnicas ancestrais que possibilitam uma melhor produção.

As instalações da nossa empresa estão situadas na aldeia de São Barnabé, estando os apiários dispersos por vários pontos da freguesia de São Barnabé, zona rica em flora, nomeadamente, rosmaninho, medronheiro, flor de árvores de fruto, urze, flores silvestres, bem como em freguesias circundantes, no Alentejo e Algarve, o que aliado à espécie de abelha e às condições climáticas, permite fabricar um mel rico em sais minerais, com elevadas propriedades nutricionais.

"Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana." Albert Einstein

Os nossos apicultores

A monitorização e acompanhamento das atividades apícolas são assegurados de forma profissional e presencial por uma equipa de técnicos apícolas, sendo o líder desta equipa o apicultor profissional registado na Direção Geral de Alimentação e Veterinária sob o nº 305101, Erico Palma.


Os nossos apiários

Os nossos apiários estão distribuídos pela Serra do Caldeirão, em locais criteriosamente selecionados, o saber e a experiência acumulados ao longo destes anos permitiu-nos selecionar os melhores locais de colheita (apiários) dos produtos apícolas, os quais estão disseminados por todo o coberto vegetal da Serra do Caldeirão. O mel produzido nesta região é fácilmente identificado pelo seu paladar único, característico desta região.

Os nossos enxames

Os nossos enxames são formados por uma rainha selecionada, recém-fecundada e de postura testada, e por um grupo alargado e diversificado de obreiras, que no seu conjunto povoam cerca de 50% do espaço útil de uma colmeia reversível.

As nossas rainhas

A linhagem da rainha é que determina a quantidade e qualidade do enxame. As nossas rainhas são criteriosamente selecionadas por forma a conservar as melhores características,  sendo elas a produtividade, reduzida tendência para enxameação, reduzida agressividade, elevada salubridade e resistência às doenças.

Sabia que..

A lua de mel (pré-AO 1990: lua-de-mel) é o período de celebração privada que sucede ao casamento, por parte de um casal. Há diversas versões sobre como se originou a lua de mel. Uma delas é de que na Roma Antiga, o povo espalhava gotas de mel na soleira da casa dos recém-casados. Outra afirma que entre os povos germânicos, era costume casar na lua nova, e os noivos levavam uma mistura de água e mel, denominada hidromel, para beber ao luar. A que reponta mais a antiguidade é de dois mil anos antes de Cristo, na Babilônia, o pai da noiva oferecia ao genro hidromel, para ser consumido nos 30 dias imediatos ao casamento, quando os noivos comemoravam, só entre eles, a união matrimonial. Na época, a contagem dos dias era feita pelo calendário lunar, razão pela qual esse período de comemoração ficou conhecido como "lua de mel". Existia a tradição de que os casais recém-casados deveriam consumir esta bebida durante o primeiro ciclo lunar após as bodas para nascer um filho varão. Daí surgiu a tradição atual da lua de mel.